Fé
CARTA AO PAPA FRANCISCO
PREZADO PAPA
BOA TARDE !
EU SOU CATÓLICA , MEUS PAIS E AVÓS ERAM CATÓLICOS PRATICANTE, E MINHA CIDADE EXISTE DESDE 1880, E COMEÇOU COM UMA PEQUENA IGREJA DE MADEIRA CONSTRUIDA PELOS COLONOS QUE AQUI CHEGARAM DE MUITAS REGIÕES DO BRASIL E EXTERIOR, E FOI CRESCENDO COMO CATÓLICOS, UMA VEZ QUE A BEM POUCO TEMPO QUE COMEÇARAM A APARECER IGREJAS PROTESTANTES POR AQUI, PORÉM A NOSSA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, NUNCA RECEBEU UM PADRE, O BISPO PRIORIZA AS CIDADES MAIORES, E COMO SOMOS UMA PEQUENA CIDADE DE 2800 HABITANTES, NÃO PODEMOS TER UM PADRE, MAS TEMOS UMA BOA CASA PAROQUIAL, COM TELEFONE INSTALADO , QUE PROPORCIONARIA AO UM PADRE UMA VIDA CONFORTAVÉL, TIVEMOS O PADRE SERGIO NOSSO PASTOR QUE É AMADO PELA POPULAÇÃO, ACHO QUE AMADO NÃO É O SUFICIENTE, ELE É NOSSO PAI, IRMÃO, FILHO, AMIGO, CONSELHEIRO ERA TUDO PARA NÓS, MAS POR POLITICA INTERNA NA DIOCESE OS PADRES FAZEM RODIZIO E LEVARAM NOSSO PADRE SERGIO, QUE HOJE TOMA CONTA DE DOM ANTONIO NA IGREJA DE SÃO VICENTE EM ASSIS- SP.
QUE PENA CHORAMOS, IMPLORAMOS, PEDIMOS, SUPLICAMOS PARA QUE NÃO FOSSE EMBORA, FICAMOS ORFÃOS DO NOSSO PASTOR, SIM A IGREJA NÃO É O PADRE, ASSIM DIZEM OS SUPERIORES, A IGREJA SOMOS NÓS, QUE PENA, O PADRE SERGIO QUANDO VEM AINDA REZAR UMA MISSA PARA NÓS É FEITA DE LAGRIMAS POR NÓS E POR ELE, QUE CONHECE O ABANDONO ESPIRITUAL EM QUE VIVEMOS, UM DIA É O PADRE DA IGREJA TAL, OUTRO DIA O PADRE DA IGREJA TAL, E ASSIM POR DIANTE, CADA DIA UM PADRE DIFERENTE, NÃO CONHECE A NESCESSIDADES DA PARÓQUIA, NOSSOS DOENTES, VELHOS NÃO RECEBEM EXTREMA UNÇÃO QUE NA MAIORIA DAS VEZES MORREM SEM RECEBER OS ÚLTIMOS SACRAMENTOS, POIS O PADRE MORA FORA E QUANDO PODE VIR JÁ É TARDE, A MAIORIA NÃO RECEBE NEM AS EXÊQUIAS, ALGUEM DA COMUNIDADE CANTA E ORA PARA CONSOLAR A FAMILIA.
NÓS NÃO TEMOS UMA IRMÃ RELIGIOSA PARA NOS AMPARAR, UMA PESSOA COM MAIS CONHECIMENTO RELIGIOSO PARA NOS SOCORRER.
ENTÃO PAPA FRANCISCO ESCREVO AQUI NO BLOG , NA ESPERANÇA QUE ALGUEM , DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO QUE LER ESTA MENSAGEM E TIVER ACESSO AO SR, POSSA PASSAR ESTAS INFORMAÇÕES E POSSA INTERCEDER POR NÓS.
VELHO TESTAMENTO
... então disse Saul, vá procurar uma necromante, preciso consultá-la, seus servos achara-a e o levaram até ela
Saul saiu escondido porquê ele mesmo havia decretada a expulsão dos mesmos da terra onde ele reinava, a necromante
assustou-se quando viu, e lembrou-lhe que estava armando uma cilada para ela, mas ele lhe disse
Predize-me o futuro, evocando um morto, faze-me vir aquele que te designar. A mulher com muito medo de ser morta questionou o desejo de Saul,
porém Saul jurou em nome do SR que não faria mal algum a ela.
Perguntou a mulher quem ela evocaria e ele lhe disse "SAMUEL"
e a mulher naquele momento vendo SAMUEL , gritou de medo e SAUL perguntou o que vês
A mulher respondeu : Vejo um Deus que sobe da terra, é um ancião, envolto em um manto
Saul compreendeu que era SAMUEL, e prostou-se com o rosto por terra.
Samuel disse ao Rei Saul: Por que me incomodas-te? disse Saul , estou em desespero, não tenho mais sonhos, nem profetas, a angustia tomou conta de mim, meus inimigos me atacam e DEUS se retirou de mim, não respondendo mais nem por PROFETAS e nem por sonhos, o que devo fazer?.
Respondeu SAMUEL Deus se retirou de Ti, tornando-se seu adversário, fez o que anunciou pela minha boca, ele tira a realeza da tua mão para
dá-la a outro DAVI
Leia mais: http://encantos-de-maria5.webnode.com/fe/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.b
LIVRO DOS REIS
4.5
A SOPA HORROROSA
Quando Elizeu voltou a Gálgala, a fome devastava a terra.estando os filhos dos profetas
sentados diante dele,disse ao seu servo; " Toma uma panela grande e prepara uma sopa para os filhos dos profetas." Foi alguns deles ao campo para colher legumes, ee ncontrou uma planta silvestre; colheu dela coloquíntidas selvagens,encheu o manto, voltou para casa e cortou-as em pedaços dentro da panela da sopa, sem saber o que era. Serviu-se a refeição aos homens. Logo porém, que provaram da sopa, puseram-se a gritar:" Homem de Deus, a morte está na panela! " E não puderam comer. Elizeu disse-lhe: " trazei- me farinha." Jogou farinha na panela e disse: " Serve agora para que todos comam," E não havia mais nada de ruím na panela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e comentário.
Grande beijo!
Maria Antonia@